16) COMO CONTINUAR SALVO



1) Qual o papel das boas obras na nossa salvação?Isaías 64:6; Rom. 3:24, 28, 31

"6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.

24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei."


As boas obras não servem para pagar a salvação. Isso não significa que não devamos guardar a lei. Apenas, significa que a razão para se guardar a lei não pode ser para ser salvo, pois a salvação é de graça. É um presente de Deus.





2) Qual a motivação de Deus para nos salvar? João 3:16; Apoc. 1:5; 2º Cor. 5:14

"16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,

14 Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram."


Deus nos ama muito e quer nos salvar. Ele fez a faz todo o possível para nos salvar. Mas, Deus não irá nos salvar a força. Ninguém será salvo de forma forçada. A salvação é um presente de Deus. Precisamos aceitar ou rejeitar. Deus nos ama a tal ponto que aceita a nossa decisão, por mais que isso O faça sofrer.





3) Qual a resposta que podemos dar a esse imenso amor? Lucas 7:41-47; João 14:15

"41 Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.
42 E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
43 E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.
44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça.
45 Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.
47 Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.

15 Se me amais, guardai os meus mandamentos."


Amor gera amor. A única resposta que Deus deseja é a resposta de amor. O perdão gera este amor. Por amor, em gratidão ao presente da salvação que Jesus nos dá, é que devemos guardar os seus mandamentos. A essência da lei é o amor. Amor a Deus e amor ao próximo. O cumprimento da lei é o amor. A lei deve ser obedecida, como uma resposta de amor.





4) As obras devem ser praticadas com qual objetivo? Mat. 5:16; 1º Ped. 1:14-16; 2:9; 1º cor. 10:31-33

"16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

9 Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
32 Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
33 Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar."


Tudo que somos e fazemos deve ser pra glorificar a Deus. Quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos essa nova vida chamará a atenção de outras pessoas pra Jesus e elas também desejarão ter uma vida transformada por Ele. Nós somos chamados por Deus para O representá-lo aqui na Terra.





5) Como continuar salvo? Rom. 8:1; João 15:4-6; 2º Cor. 5:17

"1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."


Para sermos salvos precisamos nos entregar a Cristo. Jesus diz: Vinde a mim... Todos... Mas, devemos ir a Jesus e permanecer com Ele. Quando permanecemos com Ele, não teremos nenhuma condenação... Seremos novas criaturas. Daremos muitos frutos, pois serão frutos da nossa união com Cristo. Sem Ele nada poderemos fazer.





6) Estou disposto a abandonar o que for necessário por Jesus?

A salvação é uma boia. Enquanto estivermos agarrados a ela, estaremos salvos. No momento em que largarmos a boia, estaremos perdidos. Jesus é esta boia. Enquanto você estiver em Jesus, enquanto permanecer nEle, você está salvo. E isso precisa acontecer diariamente. Precisamos estar dispostos a abandonar qualquer coisa que nos afaste de Jesus, a boia salvadora. Você está disposto a entregar tudo nas mãos de Jesus?