20) O MESSIAS



1) Em profecia, quanto vale um dia? E uma semana? Números 14:34; Ezequiel 4:7

"34 Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento.

7 Dirigirás, pois, o teu rosto para o cerco de Jerusalém, com o teu braço descoberto, e profetizarás contra ela."


Um dia é um ano. Sete dias, sete anos. Cada dia profético significa que será um ano literal. Chamamos isso de princípio dia/ano.





2) Quando é que apareceria o Messias? Daniel 9:25; Esdras 7:7; Lucas 3:21,22; 4:18

"25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.

7 Também subiram a Jerusalém alguns dos filhos de Israel, dos sacerdotes, dos levitas, dos cantores, dos porteiros e dos servidores do templo, no sétimo ano do rei Artaxerxes.

21 E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;
22 E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,"


7 semanas e mais 62 semanas, resulta em 69 semanas. No fim do período das 69 semanas apareceria o Messias. 69 semanas são 483 dias proféticos. Aplicando o princípio dia/ano, são 483 anos literais. O ponto inicial é o decreto para restaurar e edificar Jerusalém que foi no ano 7 de Artaxerxes, que no nosso calendário é no ano 457 a.C(antes de Cristo). Este foi o ponto inicial, 483 anos, começando em 457 a.C vai até o ano 27 da nossa era (d.C – depois de Cristo). Foi o ano em que Jesus foi batizado. Foi ungido como Messias. [483 – 457 = 26] 26 + 1 = 27 Matematicamente dá 26, mas em se tratando de cronologia, não existe o ano zero, assim como existe o zero na matemática, então sempre haverá a diferença de 1 ano que deverá ser acrescentado ou subtraído, dependendo de como for feito o cálculo. Observe o esquema a seguir: Do ano 2 a.C até o ano 4 d.C, são 6 anos pela matemática. Mas, pela cronologia, são 5 anos, pois não existe o ano zero. Sempre vai dar uma diferença de 1 ano, pra mais ou pra menos, dependendo de como se estiver calculando.





Próxima