20) O MESSIAS



1) Em profecia, quanto vale um dia? E uma semana? Números 14:34; Ezequiel 4:7

"34 Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento.

7 Dirigirás, pois, o teu rosto para o cerco de Jerusalém, com o teu braço descoberto, e profetizarás contra ela."


Um dia é um ano. Sete dias, sete anos. Cada dia profético significa que será um ano literal. Chamamos isso de princípio dia/ano.





2) Quando é que apareceria o Messias? Daniel 9:25; Esdras 7:7; Lucas 3:21,22; 4:18

"25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.

7 Também subiram a Jerusalém alguns dos filhos de Israel, dos sacerdotes, dos levitas, dos cantores, dos porteiros e dos servidores do templo, no sétimo ano do rei Artaxerxes.

21 E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;
22 E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,"


7 semanas e mais 62 semanas, resulta em 69 semanas. No fim do período das 69 semanas apareceria o Messias. 69 semanas são 483 dias proféticos. Aplicando o princípio dia/ano, são 483 anos literais. O ponto inicial é o decreto para restaurar e edificar Jerusalém que foi no ano 7 de Artaxerxes, que no nosso calendário é no ano 457 a.C(antes de Cristo). Este foi o ponto inicial, 483 anos, começando em 457 a.C vai até o ano 27 da nossa era (d.C – depois de Cristo). Foi o ano em que Jesus foi batizado. Foi ungido como Messias. [483 – 457 = 26] 26 + 1 = 27 Matematicamente dá 26, mas em se tratando de cronologia, não existe o ano zero, assim como existe o zero na matemática, então sempre haverá a diferença de 1 ano que deverá ser acrescentado ou subtraído, dependendo de como for feito o cálculo. Observe o esquema a seguir: Do ano 2 a.C até o ano 4 d.C, são 6 anos pela matemática. Mas, pela cronologia, são 5 anos, pois não existe o ano zero. Sempre vai dar uma diferença de 1 ano, pra mais ou pra menos, dependendo de como se estiver calculando.





3) O que mais a profecia fala que iria acontecer com O Ungido, O Messias, O Cristo? Daniel 9:26

"26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações."

Depois das 62 semanas seria morto o Ungido, O Messias. Quer dizer, depois, em algum momento depois do ano 27, O Messias seria morto.





4) Quantas semanas estavam determinadas para o povo judeu? Daniel 9:24; Atos 7:51,60; 10:9-20, 28, 34, 35

"24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.

51 Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.

60 E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.

9 E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta.
10 E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,
11 E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
12 No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu.
13 E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
14 Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
15 E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.
16 E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu.
17 E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão.
18 E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali.
19 E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.
20 Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.

28 E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.

34 E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. Atos 10:35"


70 semanas são 490 dias/anos. Começou em 457 a.C e terminou em 34 d.C. À partir deste ano o povo judeu deixou de ser o povo escolhido de Deus. Hoje, mesmo sendo de qualquer outra nação, poderemos fazer parte do povo de Deus.





5) O que acontece na diferença entre 69 semanas e as 70 semanas? Daniel 9:27

Clique aqui para ver o texto bíblico.

Clique aqui para ver a explicação.