22) O GRANDE DESAPONTAMENTO



1) Quando é que o livrinho de Daniel passaria a ser um livrinho aberto? Daniel 12:4, 7-9; Apocalipse 12:6,14

"4 E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.

7 E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, o qual levantou ao céu a sua mão direita e a sua mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, tempos e metade do tempo, e quando tiverem acabado de espalhar o poder do povo santo, todas estas coisas serão cumpridas.
8 Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?
9 E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.

6 E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.

14 E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente."


No tempo do fim. Seria somente depois de 1798, ao findar os 3 tempos e meio, os 1260 dias/anos. Este período começou em 538 com o decreto de Justiniano que estabelecia o bispo de Roma como o “corretor dos hereges”, dando-lhe autoridade temporal e eclesiástica sobre todas as igrejas. Após 1260 anos, em 1798 o papa Pio VI foi preso por Berthier, general francês de Napoleão. Então, somente depois de 1798 é que o livrinho de Daniel passaria a ser um livrinho aberto.





2) O que a profecia fala sobre um livrinho aberto? Apocalipse 10:8-10

"8 E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra.
9 E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
10 E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo."


Deveria ser devorado, na boca seria doce, mas, no ventre, seria amargo





3) Daniel entendeu? Daniel 8:27

"27 E eu, Daniel, enfraqueci, e estive enfermo alguns dias; então levantei-me e tratei do negócio do rei. E espantei-me acerca da visão, e não havia quem a entendesse."

Não, nem ele e nem ninguém. A profecia estava selada. E algo selado é como se estivesse escrito e a pessoa não soubesse ler.





4) Os discípulos entenderam que Jesus iria passar pela morte? Mateus 16:21-23; Lucas 24:21, 27, 32

"21 Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
22 E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.

21 E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.

27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

32 E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?"


Os próprios discípulos de Jesus não entenderam o que iria acontecer com Jesus. Só entenderam após o desapontamento da morte de Jesus e ao estudarem mais a Bíblia.





5) Como a Bíblia retrata a caminhada dos justos? Provérbios 4:18

"18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito."

Clique aqui para ver a explicação.