24) A PREGAÇÃO DO EVANGELHO



1) O que Jesus nos chama a ser? Mateus 4:19,20

"19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
20 Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no."


Todos somos chamados a ser pescadores de homens, de seres humanos. Devemos ajudar na salvação de outras pessoas. Devemos ensinar aos outros aquilo que já tivermos aprendido.





2) Qual a vantagem individual de pregarmos aos outros? 1ºTim. 4:16

"16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."

Quando pregamos aos outros nós mesmos somos abençoados e mais facilmente estaremos entre os salvos.





3) Qual a nossa responsabilidade de pregar? Ezequiel 33:3-9, 11; 1º Cor. 9:16, 17, 27

"3 E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;
4 Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.
5 Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.
6 Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.
7 A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.
8 Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão.
9 Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma.

11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?

16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
17 E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.

27Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado."


Todos temos a responsabilidade de avisar aos demais as coisas terríveis que irão acontecer e como ele poderá se salvar. Seria um absurdo eu conhecer o caminho do Céu e ficar caladinho vendo as pessoas indo pro inferno. Devemos amar ao próximo como a nós mesmos. Assim como alguém nos ajudou a encontrar o caminho da salvação, temos a responsabilidade de levar esta mensagem aos outros também.





4) Que tipo de vida deve ser natural do cristão? Mat. 5:13, 16; 1ºPedro 2:9

"13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

9 Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"


O cristão deve ser naturalmente uma luz a iluminar a vida e o caminho das outras pessoas e como o sal a temperar. Tanto a luz como o sal se não cumprirem ao seu propósito, para nada mais serve. Se o cristão não for um missionário, um pregador do evangelho, para mais nada ele serve. Podemos pregar de diferentes formas, precisamos encontrar a forma que esteja de acordo com os nossos dons e procurar desenvolver outros dons.





5) Será que Deus precisa de mim nesta obra da pregação? Luc. 10:2; Rom. 10:13-15

"15 E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida.

13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas."


Clique aqui para ver a explicação.