ഀ ഀ Verdadeonline apresenta a Bíblia como a fonte da verdade que liberta.ഀ ഀ Bíblia, como estudar?ഀ ഀ por Vanderlei Ricken


ഀ ഀ

ഀ ഀ Que bom que você decidiu estudar a Bíblia Sagrada. Vejo que você está interessado em obter a liberdade e felicidade que a Palavra de Deus concede aos que O buscam.ഀ ഀ

ഀ ഀ

ഀ Na Bíblia existem textos difíceis de entender. A Bíblia diz isto e complementa dizendo que muitos torcem estes textos para a sua própria perdição. Veja em 2º Pedro 3:16 (Sempre que você puder, confira o texto em sua Bíblia) - "Ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas(tá falando do apóstolo Paulo - ver verso 15), nas quais há pontos difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles."ഀ

ഀ ഀ

ഀ Com base neste texto não fica difícil entender porque existem tantas religiões.ഀ

ഀ ഀ

ഀ Mas, e nós, como poderemos garantir que não estejamos entre estes que torcem as escrituras para a própria destruição?ഀ

ഀ ഀ

ഀ Sempre precisaremos encontrar as respostas de nossas perguntas, na Bíblia Sagrada.ഀ

ഀ ഀ

ഀ Então, vamos formular uma pergunta: O que precisamos saber primeiramente, em relação a interpretação da Bíblia?ഀ

ഀ ഀ

ഀ 1 Pedro 1:20 e 21 - "Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo."ഀ

ഀ ഀ

ഀ Este texto é muito fácil de entender e ele apresenta vários princípios que devemos seguir ao querer entender o que a Bíblia está dizendo.ഀ

ഀ ഀ

ഀ 1º Nenhuma profecia é de particular interpretação - Eu não posso querer interpretar as profecias e demais textos da Bíblia como eu ACHO que é ou que sejam. Não é a MINHA interpretação que interessa e sim a de Deus. Se cada um interpretar de forma particular, haverá cada dia mais igrejas. Parece exatamente isto que tem acontecido hoje em dia.ഀ

ഀ ഀ

ഀ 2º Homens, seres humanos inspirados por Deus é que escreveram o que escreveram. O Espírito Santo é que moveu, inspirou aos profetas. Aqui podemos encontrar outro princípio básico: Foi o Espírito Santo que INSPIROU os profetas, então o mesmo Espírito Santo precisa ILUMINAR nossa mente para compreendermos o que Ele quer que entendamos. Na prática significa que não devo pegar a Bíblia para estudar, SEM ANTES ORAR A DEUS pedindo auxílio do Espírito Santo para compreender a Palavra de Deus. Aqui entra um ingrediente fantástico: A humildade.Quando pedimos auxílio divino para compreender algo, precisamos nos esvaziar de todas as nossas interpretações particulares para, dai sim, podermos receber a interpretação de Deus.ഀ

ഀ ഀ

ഀ Aqui coloca por terra a sabedoria humana e engrandece a divina. Deus não está desprezando a inteligência dos sábios, mas está mostrando que a inteligência se não estiver sujeita ao Espírito Santo, jamais entenderá as profecias e doutrinas da Bíblia.ഀ

ഀ ഀ

ഀ E Tiago 1:5 e 6 nos diz: "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento."ഀ

ഀ ഀ

ഀ Peça sabedoria a Deus, mas não esqueça de pedir com fé.ഀ

ഀ ഀ

ഀ Neste momento, gostaria muito que você fizesse uma breve oração a Deus pedindo sabedoria do alto para compreender as Escrituras sagradas. Faça com fé que Deus está te ouvindo e que te atenderá.ഀ

ഀ ഀ

ഀ Se você não souber como fazer uma oração, veja, como exemplo, a minha oração: Senhor Jesus, neste momento que estou estudando a Tua Palavra, dá-me sabedoria para comprendê-la. Mostre a Tua vontade para que eu possa seguir. Não me deixe errar neste propósito de te servir. Purifica a minha mente e o meu coração. Perdoa os meus pecados. Que eles não sejam um impedimento para eu ouvir a Tua voz nas palavras da Bíblia. Conduza os meus pés neste terreno santo. Em nome de Jesus eu te peço. Amém.ഀ

ഀ ഀ

ഀ Lembre-se que orar é conversar com Deus como se você estivesse falando a um amigo, pois de fato e de verdade Deus é seu amigo. Deus sempre está ancioso por ouvir a sua voz em oração a Ele. Não O deixe esperando por muito tempo. Ore... E depois continue a leitura.ഀ

ഀ ഀ ഀ
ഀ ഀ ഀ ഀ

ഀ Agora, veremos como Jesus explicou para os discípulos os textos difíceis de entender. Este método divino faz com que entendamos a todos os tipos de textos, desde os fáceis aos mais complicados.ഀ ഀ

ഀ ഀ

ഀ Tudo começou após a morte de Cristo e Sua ressurreição. Os discípulos não haviam compreendido os textos das Sagradas Escrituras sobre a questão da morte do Messias. Eles todos haviam ficado extremamente tristes. Neste contexto, Jesus aparece a dois discípulos que estavam indo para Emaús. Jesus não havia sido reconhecido por eles. E, agora, aquele "estranho" começa a explicar as Escrituras aos discípulos. Veja na sua Bíblia. Inclusive na sua Bíblia você pode ler todos os versos antes e os depois deste citado para entender melhor todo o contexto do texto abaixo.ഀ

ഀ ഀ

ഀ Lucas 24:27 - "E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras."ഀ

ഀ ഀ

ഀ Vamos extrair algumas verdades deste texto:ഀ

ഀ ഀ

ഀ Os discípulos não estavam entendendo um determinado assunto da Bíblia. No caso, o assunto era sobre o Messias que eles achavam que seria um rei terreno. Como Jesus morreu e eles ainda não tinham certeza e nem acreditavam que teria ressuscitado, eles se encontravam muito abatidos.ഀ

ഀ ഀ

ഀ O assunto continha textos em toda a Bíblia, a começar pelos escritos de Moisés(primeiros livros da Bíblia) e por todos os outros profetas. E foi justamente isto que Cristo fez: Pegou todos os textos que falavam sobre aquele assunto e foram juntando como as pedras de um grande quebra-cabeça. Quando estudamos todas as passagens que falam sobre um mesmo assunto, compreendemos o assunto mais facilmente. Assim como quando montamos um quebra-cabeça, existem peças mais difíceis de se encaixar. Encaixamos as mais fáceis e depois as mais complicadas se encaixam facilmente também. Assim também com a Bíblia, pegamos os textos mais fáceis e depois encaixamos os mais confusos e a harmonia se faz presente.ഀ

ഀ ഀ

ഀ Este foi o método utilizado por Cristo e é este método que também devemos utilizar. Deixar que a Bíblia se explique a si mesma.ഀ

ഀ ഀ

ഀ Vamos ver outros textos para comprovar ou não esta afirmação. Vamos montar este quebra-cabeça... E ver se todas as peças formam a figura que estou dizendo.ഀ

ഀ Isaías 28:9 - "A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender o que se ouviu?(...)."ഀ

ഀ ഀ

ഀ Isaías 28:10 - "Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali."ഀ

ഀ ഀ

ഀ Isaías 28:13 - "Assim, pois, a palavra do Senhor lhes será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali(...)".ഀ

ഀ ഀ

ഀ 1º Coríntios 2:13 e 14 - "Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pela Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."ഀ

ഀ ഀ

ഀ Em outras palavras, devemos usar toda a Bíblia, a começar pelo primeiro livro até o último, um pouco aqui e um pouco ali, comparando as coisas espirituais com as coisas espirituais.ഀ

ഀ ഀ

ഀ Este foi o método de Cristo e é este método que devemos também seguir ao estudarmos a Palavra de Deus. Continuaremos no nosso próximo estudo. Mande suas considerações para mim: vanderlei_ricken@yahoo.com.brഀ

ഀ Lembre-se sempre: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32ഀ

ഀ ഀ ഀ ഀ ഀ ഀ