A Verdade - I

por Vanderlei Ricken

 

           

Com freqüência se ouve falar que ninguém é dono da verdade. Eu, porém, acredito que Deus é o dono da verdade. Claro que um ser humano, limitado como é, também tem limites na compreensão desta verdade.

Graças a Deus podemos com o auxílio das Escrituras Sagradas e a guia do Espírito Santo, conhecer a verdade que liberta dos enganos e mentiras que nos fazem cair em pecado.

A Bíblia apresenta o conhecimento da verdade nos libertando(João8:32). Isso pode parecer até uma coisa estranha. Como que o conhecimento de algo tem a capacidade de nos libertar? Mas, é exatamente assim. Quando se está preso num poço, por exemplo, o conhecimento de determinadas técnicas, pode significar a liberdade.

Só o fato de se falar em liberdade, já se estimula algo dentro de nós que nos move a procurarmos a liberdade. Em Gênesis 2:9, apresenta a árvore da ciência do bem e do mal. Se ninguém te explicasse nada a respeito do pecado que envolveria o participar do fruto desta árvore, certamente você também teria interesse em conhecer o bem e o mal, ter ciência de tudo, do bem e do mal.

A promessa da serpente(Gên.3:4-6) de que os olhos seriam abertos e que teriam a mesma compreensão das coisas, assim como Deus tem, foi uma grande tentação. Satanás é o pai da mentira(João8:44) e ele não poupará esforços para nos enganar com suas mentiras.

Podemos notar então que o conhecimento de todas as coisas, inclusive do pecado, heresias e outras coisas não é algo bom. Mas, conhecer as verdades de Deus é com certeza uma coisa boa.

Podemos contar com o Espírito Santo para nos conduzir a verdade(João 16:13). Ele não nos forçará a nada. Ele nos conduz a verdade, a toda a verdade.

Mas que é a verdade?

A Pilatos, Jesus disse que tinha nascido e vindo ao mundo para dar testemunho da verdade(João 18:37). Que missão importante, dar testemunho da verdade. Essa é também a nossa missão: Dar testemunho da verdade.

Pilatos perguntou a Jesus: Que é a verdade?(João 18:38)

Pilatos não tinha interesse em obter a resposta, mas apenas, filosofar sobre a verdade, sobre o que seria a verdade, dependendo dos diversos pontos de  vista. Poderíamos fazer muito disso. Mas, qual seria a vantagem?

A Igreja de Deus é a coluna e baluarte da verdade(I Tim. 3:15), e quem quer que queira fazer parte da Igreja de Deus deve chegar ao conhecimento da verdade(I Tim. 2:4) e ter amor pela verdade(II Tess. 2:10).

Mas o que é a verdade, biblicamente “falando”?

Quero começar a responder essa pergunta alertando contra muitos líderes religiosos, doutores, que se desviam da verdade e acabam se voltando para as fábulas(II Tim. 4:3,4).

Aceite a verdade mesmo que seja totalmente diferente daquilo que você acredita. Pela Bíblia Sagrada e pelo Espírito Santo, Deus nos guiará a verdade.

Vamos começar vendo S.João 17:17. Leia este texto na sua Bíblia!

A Bíblia é a Palavra inspirada de Deus. A Bíblia é a verdade.

Para termos a verdade é fundamental aceitarmos as Escrituras Sagradas.

Aqui já começa o problema...

Até o espiritismo fala bem da Bíblia. Cita versos bíblicos e outras coisas mais. Qualquer religião diz que acredita e que suas crenças são baseadas na Bíblia. Mas, será que isso é VERDADE?

Quando Jesus pronunciou estas palavras, só existia o Velho Testamento. O nosso Novo Testamento seria ainda no futuro escrito. Que interessante...

Existem religiões que só aceitam o Novo Testamento.

O Novo Testamento também é a Palavra de Deus, como diz no verso, “a Tua palavra” é claro que inclui o Novo Testamento. Mas não podemos esquecer que toda a Bíblia é a verdade, não só o Novo Testamento.

Esse é o princípio básico da verdade. A Palavra de Deus, a Bíblia como um todo.  “Toda a escritura é inspirada por Deus...” (II Tim. 3:16)