O Perfeccionismo e a perfeição na unidade por Vanderlei Ricken


A IASD possui uma origem profética que inclui restaurar as antigas verdades, reparar brechas e erguer firme o evangelho eterno. Nesta missão a igreja tem se empenhado desde o seu início.

"Deus fez de Sua igreja na Terra um conduto de luz, e, por intermédio dela comunica Seus desígnios e Sua vontade. Ele não dá a um de Seus servos uma experiência independente da experiência da própria igreja, ou a ela contrária. Nem dá a um homem um conhecimento de Sua vontade para toda a igreja, enquanto esta - corpo de Cristo - é deixada em trevas. Em Sua providência, Ele coloca Seus servos em íntima relação com a igreja, a fim de que tenham menos confiança em si mesmos, e mais em outros a quem Ele está guiando para levarem avante Sua obra.
Tem havido sempre na igreja os que estão constantemente inclinados à independência individual. Parecem incapazes de compreender que a independência de espírito é susceptível de levar o instrumento humano a ter demasiada confiança em si mesmo e em seu próprio discernimento, de preferência a respeitar o conselho e estimar altamente a maneira de julgar de seus irmãos, especialmente os que se acham nos cargos designados por Deus para guia de Seu povo. Deus investiu Sua igreja de especial autoridade e poder, por cuja desconsideração e desprezo ninguém se pode justificar; pois aquele que assim procede, despreza a voz de Deus." (Atos dos Apóstolos, p. 163, 164)

Satanás se esforça para destruir a missão da igreja de restaurar a verdade, disseminando formas de desunião e independência dos membros.

"Fui instruída de que Satanás se esforça especialmente para levar homens a julgar que Deus Se agrada de que escolham seu próprio modo de proceder, independentemente do conselho de seus irmãos." (Obreiros Evangélicos, p. 486)

"Alguns têm apresentado a ideia de que, ao aproximarmo-nos do fim do tempo, cada filho de Deus agirá independentemente de qualquer organização religiosa. Mas fui instruída pelo Senhor de que nesta obra não há isso de cada qual ser independente. As estrelas do céu estão todas sujeitas a leis, cada uma influenciando a outra a fazer a vontade de Deus, prestando obediência comum à lei que lhes dirige a ação. E, para que a obra do Senhor possa avançar sadia e solidamente, Seu povo deve unir-se." (Obreiros Evangélicos, p. 487)

"Se os homens não agirem em harmonia na grande e importante obra para este tempo, haverá confusão." (Obreiros Evangélicos, p. 487)

Desunião, ministérios independentes, confusão, é tudo o que Satanás mais deseja para a verdadeira igreja de Deus.

Em João 17:20 a 23, Jesus orou pela união da igreja verdadeira. Especificamente no verso 23, Jesus fala na perfeição em unidade.

Os perfeccionistas tanto falam em perfeição ou em buscar a perfeição e acabam por tropeçar na mais básica de todas as perfeições: A perfeição da unidade.

Eles buscam a "perfeição" exatamente na desunião, na insubmissão, na independência da igreja...dividem a igreja e trazem vergonha a causa de Deus ao rejeitarem a autoridade da igreja e a guia divina para este movimento profético.

"São mensagens como as que esses homens têm proclamado, que dividem a igreja e trazem sobre nós opróbrio perante os inimigos da verdade; e nessas mensagens se revela claramente a astuta operação do grande enganador, que quer impedir a igreja de alcançar a perfeição na unidade. Esses mestres seguem as labaredas de seu próprio fogo, agem segundo seu próprio juízo independente, e embaraçam a verdade com falsas noções e teorias. Rejeitam o conselho de seus irmãos, e avançam em seu próprio caminho até se tornarem justamente o que Satanás deseja - de espírito desequilibrado." (Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 361)

"Lançam de lado tudo que já foi dito acerca da unidade de sentimento e pensamento, e pisam sobre a oração de Cristo como se a unidade em favor da qual orou não fosse essencial, e não houvesse necessidade de serem os Seus seguidores um, como Ele é um com o Pai. Escapam pela tangente e, como Jeú, convidam seus irmãos a seguirem seu exemplo de zelo pelo Senhor." (Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 360)

"Mas merecem ser condenados os homens que iniciam uma proclamação de possuírem maravilhosa luz, e ao mesmo tempo puxam em sentido contrário aos agentes guiados por Deus. Foi este o procedimento de Coré, Datã e Abirã, e sua conduta se acha registrada como advertência a todos os outros. Não devemos fazer o que eles fizeram - acusar e condenar aqueles sobre os quais Deus colocou o peso da obra." (Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 360)

Parece que é exatamente isto que esses acusadores dos irmãos só conseguem fazer...

Os perfeccionistas tem uma missão especial a desempenhar na escatologia da última geração: serem uma pedra de tropeço para a IASD e para os que observam a igreja.

Eles estão tão preocupados em encontrar defeitos nos outros que se fossem para o Céu conseguiriam encontrar defeito em Cristo e na organização de Deus.( Testemunhos Seletos, vol.1, p.44 )

" Insto com os que professam crer na verdade, que andem em união com os irmãos. Não procureis dar ao mundo ocasião de dizer que somos extremistas, que somos desunidos, que um ensina uma coisa e outro, outra." (Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 361)

"Falsos mestres podem parecer muito zelosos da obra de Deus, e podem despender meios para apresentar ao mundo e à igreja as suas teorias; mas como misturam o erro com a verdade, sua mensagem é de engano, e levará pessoas para caminhos falsos. Deve-se-lhes fazer oposição, não porque sejam homens maus, mas porque são mestres de falsidades e procuram colocar sobre a falsidade o sinete da verdade." ( Testemunhos para Ministros, p.55 )

"Em vez de ensinar a verdade, deixam a imaginação demorar-se naquilo que é novo e estranho, e lançam-se em desarmonia com aqueles que Deus usa para levar Seu povo para a plataforma da verdade. Lançam de lado tudo que já foi dito acerca da unidade de sentimento e pensamento, e pisam sobre a oração de Cristo como se a unidade em favor da qual orou não fosse essencial, e não houvesse necessidade de serem os Seus seguidores um, como Ele é um com o Pai." ( Testemunhos para Ministros, p.55 )

"Deus fala por meio dos agentes por Ele designados, e que nenhum homem, nem grupo de homens, insultem o Espírito de Deus recusando-se a ouvir a mensagem da Palavra divina dos lábios de Seus mensageiros escolhidos. Recusando-se a ouvir a mensagem de Deus, fecham-se os homens num aposento de trevas. Excluem sua própria alma das grandes bênçãos e roubam a Cristo da glória que Lhe deveria ser dada, mostrando desrespeito para com os agentes que designou." ( Testemunhos para Ministros, p.54 )

Estas mensagens dispensam qualquer comentário. Quero falar o mínimo possível e deixar Deus falar ao teu coração.

"Desde o princípio de nossa obra, têm de quando em quando, surgido homens a advogarem teorias novas e sensacionais. Mas se os que alegam crer na verdade se dirigissem aos que têm experiência e se aproximassem da Palavra de Deus num espírito dócil e humilde, examinando suas teorias à luz da verdade e com o auxílio dos irmãos que têm sido diligentes estudantes das Escrituras, e ao mesmo tempo suplicassem a Deus, perguntando: É este o caminho do Senhor, ou é um caminho falso, para o qual Satanás quer me levar? Então receberiam luz e escapariam do laço do passarinheiro. ( Testemunhos para Ministros, p.54 )

Que recomendações fantásticas para os fiéis. Ai está a diferença, grande, entre os que estão sendo guiados por Deus dos que são guiados por outro espírito. É necessário humildade para se deixar guiar por Deus.

" Tão-somente Deus e o Céu são infalíveis. Quem acha que nunca terá de abandonar uma opinião formada, e nunca terá ocasião de mudar de critério, será decepcionado. Enquanto nos apegarmos obstinadamente às nossas próprias ideias e opiniões, não poderemos ter a unidade pela qual Cristo orou." ( Testemunhos para Ministros, p.30 )

Que citação dura para aquele que rotula a atual teologia como "nova teologia".

" Quando um irmão recebe nova luz sobre as Escrituras, deve expor francamente sua maneira de entender, e todo pastor deve pesquisar as Escrituras com espírito de singeleza, a fim de ver se os pontos apresentados podem ser confirmados pela palavra inspirada." ( Testemunhos para Ministros, p.30, 31 )

Isso lembra um episódio de 1858, cinco anos antes da luz sobre a reforma de saúde:

"Vi que suas ideias sobre a carne de porco não seriam prejudiciais se você as retivesse para si mesmos, mas, em seu julgamento e opinião, os irmãos têm feito desta questão uma prova, e seus atos têm demonstrado o que vocês creem sobre isso. Se Deus achar por bem que Seu povo se abstenha da carne de porco, Ele os convencerá a respeito. Ele está tão disposto a mostrar o dever a Seus filhos sinceros, como também a indivíduos sobre quem o Senhor não confiou as responsabilidades de Sua obra. Se for dever da igreja abster-se da carne de porco, Deus o revelará a mais do que duas ou três pessoas. Ele ensinará a Sua igreja o dever dela.
Deus está guiando Seu povo, não uns poucos e separados indivíduos aqui e acolá, um crendo de uma forma e outro diversamente." (Testemunhos para a Igreja, vol. 1, p. 206-207- este texto não está em português na internet por isto não coloquei o link)

Como se tratava de uma verdade, Deus, de fato conduziu a Sua igreja nesta direção. Mas observe que, mesmo que os perfeccionistas tivessem alguma verdade para a igreja, eles se posicionam de forma errada e isto estraga qualquer coisa boa que poderia vir deles. Este texto é um exemplo claro. O irmão que ensinava sobre a necessidade de se abster da carne de porco foi repreendido por Ellen White por não fazer da forma correta.

Deus conduz o Seu povo a verdade, cada vez mais cristalina mesmo! Afinal é a vereda do justo que vai brilhando mais e mais até se tornar dia perfeito. Prov. 4:18

Mas, observe e veja o que aconteceu com alguns:

"Alguns vão adiante dos anjos que estão dirigindo o povo, mas acabam tendo de rever cada passo e timidamente não seguir mais rápido do que os anjos dirigem. Vi que os anjos de Deus não levariam Seu povo mais depressa do que pudessem compreender e agir segundo as importantes verdades que lhe são comunicadas. Mas alguns espíritos inquietos não fazem mais do que a metade de seu trabalho. À medida que o anjo os conduz, anseiam por algo novo e apressam-se sem a divina guia, causando assim confusão e discórdia nas fileiras. Eles não falam nem agem em harmonia com a igreja. Vi que vocês têm que adotar, sem demora, uma atitude em que estejam dispostos a ser conduzidos em vez de pretenderem guiar, ou Satanás se aproveitará e os guiará a seu modo, segundo seu conselho." (Testemunhos para a Igreja, vol. 1, p. 207- este texto não está em português na internet por isto não coloquei o link)

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça...

"Se alguém forma seu próprio conceito no tocante à verdade bíblica, sem atender à opinião de seus irmãos, e justifica seu procedimento alegando que tem o direito de pensar livremente, impondo suas idéias então aos outros, como poderá cumprir a oração de Cristo? E se outro e outro ainda se levantam, cada qual afirmando seu direito de crer e falar o que lhe aprouver, sem atentar para a fé comum, onde estará aquela concórdia que existia entre Cristo e Seu Pai, e para cuja existência, entre Seus irmãos, Cristo orou?" ( Testemunhos para Ministros, p.29, 30 )

"Estas dedicadas almas consideram virtude o jactar-se de sua liberdade de pensar e agir independentemente. Não atendem a nenhum parecer de outrem. Não se deixam ensinar por quem quer que seja. Foi-me mostrado que a obra especial de Satanás é introduzir os homens a crer que Deus lhes ordena agirem por si mesmos, e escolherem seu caminho, independentemente de seus irmãos." ( Testemunhos para Ministros, p.29 )

"Quando homens se levantam, pretendendo ter uma mensagem de Deus, mas em vez de combaterem contra os principados e potestades, e os príncipes das trevas deste mundo, eles formam um falso esquadrão, virando as armas de guerra contra a igreja militante, tende medo deles. Não possuem as credenciais divinas. Deus não lhes deu tal responsabilidade no trabalho. Eles desejam derrubar aquilo que Deus deseja restaurar pela mensagem de Laodicéia." ( Testemunhos para Ministros, p.22, 23 )

"Os que tiverem alguma compreensão do que significa esse conflito, não voltarão suas armas contra a igreja militante, mas com todas as suas forças, hão de lutar pelo povo de Deus, contra a confederação do mal." ( Testemunhos para Ministros, p.51)

"Saiba-se que esses homens se encontram do lado do grande enganador. Não os creiais. Estão-se aliando com os inimigos de Deus e da verdade. Porão a ridículo a ordem estabelecida no pastorado, considerando-a um sistema eclesiástico imperialista. Afastai-vos desses; não tenhais comunhão com sua mensagem por muito que eles citem os Testemunhos e atrás deles busquem entrincheirar-se. Não os recebais; pois Deus não os incumbiu dessa obra." ( Testemunhos para Ministros, p.51)

Acho que eu não preciso dizer mais nada.

Lembre-se sempre: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32